40ª Califórnia da Canção Nativa é lançada no Palácio Piratini

california
22101255-california.jpg
Por Margareth de Paula/Secom

Festival pioneiro no estado, a Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul teve sua quadragésima edição lançada na noite desta terça-feira (21), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. A Califórnia da Canção Nativa, patrimônio cultural do estado, vai reunir, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, em Uruguaiana, de 8 a 10 de dezembro, os melhores compositores, instrumentistas e interpretes do Rio Grande do Sul, concorrendo à Calhandra de Ouro, com 20 composições selecionadas, entre 571 inscritas.

No dia 23 de agosto, durante a Expointer, houve o pré-lançamento da edição deste ano da Califórnia da Canção Nativa, quando o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo, assinou a autorização de financiamento para o Festival, que receberá R$ 240 mil por meio do Sistema Pró-cultura LIC (Lei de Incentivo à Cultura). Na ocasião, o poeta, escritor e compositor uruguaianense Colmar Pereira Duarte, criador da Califórnia, recebeu a medalha Simões Lopes Neto, das mãos do governador Jose Ivo Sartori.

"A entrega da medalha Simões Lopes Neto a Colmar Duarte é uma maneira de homenagear a criação da Califórnia da Canção Nativa que, mais do que patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, representa a historia do povo gaúcho", afirmou o governador durante a cerimônia desta terça-feira.

Sartori destacou, ainda, a importância do evento. "Não devemos nunca esquecer que a cultura não somente transforma a consciência, como contribui para a construção do discernimento", acrescentou.

O secretário Victor Hugo também ressaltou a representatividade da Califórnia para a cultura do estado, e observou que a homenagem a Colmar Duarte foi um reconhecimento do "que ele fez pela cultura regional gaúcha quando criou o pioneiro dos festivais, a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana".

História

A primeira Califórnia da Canção Nativa foi realizada em 1971, mas foi interrompida durante algum tempo, por problemas de patrocínio. É o mais importante evento da música nativista do Rio Grande do Sul, e reúne não somente compositores, intérpretes e público do estado, como também do Uruguai e Argentina. Em suas edições anteriores sempre teve um público superior a 60 mil pessoas.
A Califórnia representa e divulga a música regional gaúcha, e já lançou nomes importantes, como Telmo de Lima Freitas, Luiz Marenco, Elton Saldanha, Mário Barbará Dornelas, Miguel Bicca, Os Serranos, Antônio Augusto Ferreira, Luiz Carlos Borges, Jaime Vaz Brasil, Joca Martins e Ewerton Ferreira, entre outros.

Nesta edição, também serão realizadas palestras no salão da Biblioteca Pública de Uruguaiana, para os alunos do município, sobre os ritmos regionais gaúchos aplicados à percussão, com o músico Marco Michelon.

Também participaram do lançamento, os secretários de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justica e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; e da Segurança Publica, Cezar Schirmer; o deputado estadual Frederico Antunes e o organizador do evento, Ricardo Peró.