Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Abertas as inscrições para oficina gratuita de cinema para adolescentes na Casa de Cultura Mario Quintana

Publicação:

Pessoa segurando câmera
Ministrada por Luciana Tubello Caldas, a oficina é gratuita e tem como proposta introduzir os participantes à linguagem cinemato - Foto: Luciana Tubello Caldas

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Cinema para Adolescentes: introdução à produção cinematográfica, da Sapato Florido, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). As aulas iniciam dia 20 de abril e vão ocorrer sempre as sextas-feiras até 06 de julho, das 14h30 às 16h30, na Oficina de Artes Sapato Florido (5º andar da CCMQ). As inscrições estão abertas enquanto houverem vagas e devem ser feitas pelo e-mail cinemapoapopular@gmail.com.

Ministrada por Luciana Tubello Caldas, a oficina é gratuita e tem como proposta introduzir os participantes à linguagem cinematográfica (planos, ângulos e movimentos de câmera); à escrita de roteiro cinematográfico (argumento, estrutura, roteiro técnico) e à montagem cinematográfica (corte, ritmo e transição). O cinema será um dispositivo lúdico e criativo na produção e circulação de saberes entre os oficinandos, figurando como espaço de formação e sociabilidade em que, através de atividades práticas em grupo, a apreensão da linguagem cinematográfica promoverá a experiência coletiva de criação e autoria.

A potência artística e educativa se dará na esfera da experiência, da relação com a imagem e da relação com o outro – para além da técnica. Desta forma, não será necessário o uso de equipamento profissional ou semi-profissional. Os exercícios práticos poderão ser realizados a partir de câmeras digitais amadoras, celulares ou por meio do equipamento disponibilizado pela própria oficineira.

SERVIÇO
Oficina de Cinema para Adolescentes: introdução à produção cinematográfica.
Público alvo: jovens entre 13 e 18 anos.
Quando: 20 de abril a 06 de julho | Sextas-feiras.
Horário: 14h30 às 16h30.
Local: Oficina de Artes Sapato Florido – 5º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736).
Inscrições gratuitas: cinemapoapopular@gmail.com.

Locais

Secretaria da Cultura