Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Arlete Santarosa abre exposição Xilos no Margs

Publicação:

A mostra, com curadoria de André Venzon, pode ser visitada de 20 de junho a 12 de agosto de 2018
A mostra, com curadoria de André Venzon, pode ser visitada de 20 de junho a 12 de agosto de 2018 - Foto: Divulgação

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) tem a honra de apresentar a exposição “XILOS”, de Arlete Santarosa, no dia 19 de junho, às 19h, com entrada franca.

A mostra, com curadoria de André Venzon, pode ser visitada de 20 de junho a 12 de agosto, na galeria Oscar Boeira do Museu. São cerca de 50 xilogravuras que abordam três etapas distintas em sua carreira: Cenas da Cidade; Releituras de Dürer e interpretação do livro “O Pequeno Príncipe”, de Saint Exupéry.

Contando 30 anos de sua trajetória artística, como uma das principais xilogravadoras gaúchas, a artista apresenta ao público, em suas obras, a cidade de Porto Alegre de uma maneira racional e ao mesmo tempo poética. Ou quando faz as “Releituras de Dürer”, amplia o desafio de uma nova tradução do maior gravador de todos os tempos. E ainda, quando interpreta o “Pequeno Príncipe” consegue revelar traços inexplorados da obra de Saint Exupéry com gravuras coloridas. 

A exposição de Arlete Santarosa permite apreciar toda a amplitude que pode alcançar a xilogravura, apesar de parecer limitada pelo corte das goivas e pelo preto e branco predominante. A imagem invertida, o veio da madeira, as marcas dos cortes são desafios de execução superados com concentração e sensibilidade únicas da artista. “Tudo forma um mosaico, um trabalho amoroso de intensa atividade mental, força e significados”, comenta ela sobre sua obra.

Na abertura, será lançado um livro de artista, com tiragem limitada de dez exemplares inéditos e assinados, para colecionadores e apreciadores da xilogravura, executados manualmente nesta técnica. Juntamente será lançada a sua versão impressa e a artista estará disponível para autógrafos. As duas publicações estarão à venda na abertura do evento.

A exposição tem a curadoria de André Venzon que comenta sobre as gravuras de Arlete Santarosa: “Diante das suas obras observamos grandes e pequenas áreas ocupadas com uma profusão de texturas. Seu repertório de superfícies guarda uma diversidade difícil de se igualar. Tal riqueza expressiva é resultado de muitos anos de dedicação em que encontrou através do entalhe o que desejava da matriz.”

A exposição pode ser visitada de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

SERVIÇO -  XILOS, de Arlete Santarosa

Artista: Arlete Santarosa
Curador: André Venzon
Abertura: Dia 19 de junho, terça-feira, às 19h
Visitação: De 20 de junho a 12 de agosto, de terças a domingos das 10h às 19h
Local: Galeria Oscar Boeira do MARGS
Lançamento de livro e sessão de autógrafos
Livro de artista -  tiragem limitada de dez exemplares inéditos e assinados: R$ 300,00, o exemplar
Versão impressa do livro: R$ 80,00 o exemplar
ENTRADA FRANCA

Locais

Secretaria da Cultura