Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Bienal recebe alunos de instituições públicas para a visitação dos museus

Publicação:

pessoas olhando para uma cauda de vestido de penas de pavão e desenhos geométricos
Os alunos admiram a obra Manto Imperial, de Iris Buchholz Chocolate - Foto: Josiele Silva
Por Carolina Vicari

A tarde dessa sexta-feira (13) da 11º Bienal do Mercosul foi marcada pela visitação de três escolas públicas. Os alunos das instituições conheceram o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) e o Memorial do Rio Grande do Sul.

A professora Jocilda Espindola, que acompanhou a visitação dos alunos da sexta série da Escola de Ensino Médio Oscar Pereira, falou que foi uma grande oportunidade para os alunos. “É a primeira vez que esses alunos vêm a uma exposição de arte, principalmente por virem de famílias carentes, que não tem ninguém para trazê-las aos museus, então é uma grande experiência para eles", destacou.

Os mediadores faziam perguntas  para captar a atenção dos estudantes presentes, como se eles sabiam a origem das obras e o contexto histórico e social. Além de descobrirem a história das obras, muitas vezes foram questionados sobre elas, para entenderem o seu papel, o que eles entendem por arte e compreenderem que podem existir diferentes pontos de vistas sobre a mesma obra.

Na visitação do turno da tarde, estiveram presentes o Colégio Estadual Augusto Meyer, a Escola Estadual Professor Oscar Pereira e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes.

As visitas para as escolas são feitas de terças a sextas, a partir das 9h e 14h e devem agendadas através do email: agendamento@bienalmercosul.art.br. Além de escolas, podem inscrever-se ONG’s, instituições de ensino públicas e privadas, grupos particulares, coletivos e demais interessados. Os grupos são de no máximo 40 alunos e podem ser guiados pelos museus escolhidos.

O Programa Educativo disponibilizará para as instituições públicas da região metropolitana 15 vagas para visitação com transporte gratuito, sempre às terças-feiras. Já estão agendadas datas para receber visitas do Hospital Psiquiátrico São Pedro e também para pessoas com deficiência visual.

11ª Bienal do Mercosul

A 11º Bienal do Mercosul, que segue até o dia 3 de junho, acontece em parceria com o SESC Fecomércio. Além disso, tem como um de seus financiadores o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Sistema Pró-cultura/Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Junto com incentivo, que foi concedido em todas as onze edições, neste ano a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) também cede espaço físico e tem acervo selecionado para a exposição.

Secretaria da Cultura