Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Casa de Cultura Mario Quintana apresenta teatro de bonecos “Grimm para os Pequenos”

Publicação:

Bonecos da apresentação do teatro, sendo ministrada por pessoas
A apresentação ocorre no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) em maio. - Foto: Leandro Artur Anton

“Grimm para os Pequenos” é um espetáculo lúdico inspirado nos contos dos Irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm Grimm), composto por duas histórias: “A Princesa e o Sapo” e “As Três Fiandeiras”, com teatro de bonecos e contação de história, criado especialmente para crianças e suas famílias. Apresentadas originalmente separadas, as cenas se interligaram para formar um espetáculo teatral. A apresentação ocorre no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) em maio.

 Grino e Doroteia são dois contadores de histórias que saem pelas praças apresentando um mundo mágico que eles trazem guardados em suas caixas de viagem. Diante dos olhos dos pequenos espectadores, outra realidade se abre, onde crianças, fadas, animais falantes, bruxas, príncipes e princesas enfrentam fantásticos desafios em busca de um final feliz.

 Em “A Princesa e o Sapo”, uma princesa mimada conhece um sapo, encontrando-o após deixar uma bola de ouro cair em sua lagoa e que ela relutantemente tem de hospedar em seu castelo, onde ele se transforma magicamente em um belo príncipe. Uma história sobre honestidade e o quanto as aparências podem ser enganadoras.

 Em “As Três Fiandeiras”, Grino e Doroteia contam uma história conflituosa entre uma mãe e sua filha, que é ajudada por três misteriosas mulheres a cumprir uma árdua tarefa: fiar três quartos de linho do palácio real para poder se casar com o príncipe. Uma história cheia de enigmas e reviravoltas.

 O espetáculo estreou em julho de 2015 e participou de duas edições do projeto "Teatro Aberto" da Secretaria de Cultura de Porto Alegre. Recebeu o prêmio de Melhor Atriz/ Categoria Infantil e três indicações (melhores diretor, ator e espetáculo) no Festival Nacional de Teatro do Piauí em 2016.

 A concepção e a direção do espetáculo são do artista, bonequeiro e arte-educador Leandro Silva, natural do Piauí, que, atualmente, dirige o Grupo Fuzuê Teatro de Animação e o Coletivo Kayodê de Arte Negra.

 Silva compartilha a dramaturgia, criação de bonecos e manipulação com Lorena Sanchez, que é atriz-bonequeira uruguaia, arte-educadora, percussionista, contadora de histórias, dançante folclórica e produtora independente. Participando de festivais de teatro em nível nacional, já recebeu prêmio de melhor atriz em três oportunidades. Atualmente faz parte da atuação e produção dos coletivos artísticos Iyalodê Idunn, Grimm para os Pequenos, Tangueando no Café, Brio Arte Movimento, La Marrupeña Brasil, Trupi Di Trapu, além da participação na produção de outros artistas independentes.

SERVIÇO

Espetáculo “Grimm para os Pequenos”

Quando: 4 e 11 de maio, às 15h; 5, 6, 12 e 13 de maio, às 16h

Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia – para estudantes, idosos e classe artística) 

Agendamentos para escolas e grupos e reserva de ingressos:  grimmparaospequenos@gmail.com, (51) 99192-5990 (Lorena Sanchez), ou (51) 98269.4614 (Leandro Silva)

FICHA TÉCNICA:

Concepção e direção: Leandro Silva

Dramaturgia, Criação de Bonecos e Manipulação: Leandro Silva e Lorena Sanchez

Cenografia e adereços: Leandro Silva

Figurinos: Marion Santos

Vídeo e Fotografia: Leandro Artur Anton

Operação Técnica: José Renato Lopes

Produção Executiva: Leandro Silva Teatro de Bonecos e Projetos Culturais MEI

 

Locais

Secretaria da Cultura