Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Complexo Cultural faz cerimônia de rebatismo do nome e passa a se chamar Multipalco Eva Sopher

No dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, Theatro São Pedro e Multipalco celebram a memória e o legado de Eva Sopher

Publicação:

Eva Sopher faleceu aos 94 anos e será velada nas dependências do Theatro São Pedro entre as 11h e as 18h desta quinta (8)
Eva Sopher faleceu aos 94 anos e será velada nas dependências do Theatro São Pedro entre as 11h e as 18h desta quinta (8) - Foto: Sandro Lupatini

A ideia de rebatizar o Multipalco com o nome de sua grande idealizadora surgiu naturalmente no dia do falecimento de Eva Sopher, em 7 de fevereiro deste ano. O Multipalco será oficialmente rebatizado em cerimônia no dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, a partir das 10h, no Foyer do Multipalco. Os convidados são a imprensa, empresários e pessoas físicas – todos que já contribuíram de alguma forma para o projeto. Após a cerimônia, será realizada uma visita guiada pelas diversas salas do complexo cultural, para que todos tenham a dimensão do projeto, conhecendo tanto os espaços que já estão prontos como os que ainda faltam finalizar.

Como parte das comemorações, o Foyer do Multipalco recebe sua primeira exposição: Magliani, uma troca: teu olho – minha mão, com curadoria de Julio Castro. A exposição traz obras da artista plástica gaúcha Maria Lídia Magliani em dois momentos específicos de sua produção: uma parte do período carioca compreendido entre os anos de 2004 e 2007, com obras das séries “Um de Todos”, “Retratos de Ninguém” e “Dançantes”; e o segundo conjunto, o período mineiro vivido em Tiradentes, entre 1990 e 1996, quando seu trabalho foi bastante marcado pela produção de esculturas. A exposição estará aberta ao público de 28 de março a 8 de abril (das 14h às 18h), com entrada franca. 

Durante o evento serão projetadas imagens que mostram a evolução das obras do Multipalco, projeto administrado pela Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP), desde a idealização, as escavações dos terrenos ao lado do prédio histórico e sua evolução até os dias de hoje, assim como as diversas campanhas que já foram realizadas. 

Multipalco

Um espaço destinado às artes de palco, ao lado do Theatro São Pedro, equipado para oferecer a mais completa infraestrutura a artistas, técnicos e espectadores. O espaço já conta com uma praça, restaurante e concha acústica, no piso superior, Sala da Música, Centro de Formação Cultural REFAP, que abriga a Escola de Música Sol Maior e dependências administrativas no sexto pavimento, além de estacionamento e subestação transformadora de energia elétrica. Também já foram concluídas as instalações hidrossanitária, elétrica, lógica e anti-incêndio de todo o complexo. O desafio agora é o término de novas etapas, como o teatro italiano, as salas múltiplas, o teatro oficina, a sala para dança e a central térmica. 

Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP)

Desde 1985 entusiastas, convictos de sua missão, lutaram para que a instituição se fortalecesse e cumprisse com sua vocação de manter firme e em plenas condições de funcionamento o Theatro São Pedro. E assim tem sido, ano após ano. Atualmente, são mais de mil associados que contribuem para manter o TSP e o projeto Multipalco. Fazendo parte da AATSP, o associado tem direito a desconto de 50% nos ingressos, tele-entrega exclusiva, reserva de ingressos, desconto no estacionamento do Multipalco, restaurantes e cursos, além de outras vantagens.

Locais

Secretaria da Cultura