Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Conselho Estadual de Turismo realiza última reunião de 2017

Publicação:

Conselho Estadual de Turismo (Conetur) realizou a última reunião de 2017
Conselho Estadual de Turismo (Conetur) realizou a última reunião de 2017 - Foto: Solange Brum

O Conselho Estadual de Turismo (Conetur) realizou nesta quarta-feira (13), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), a última reunião do colegiado em 2017.

O evento iniciou com a votação da ata do último encontro, realizado em maio. Sem objeções, a votação foi unânime pela aprovação. Em seguida, três conselheiros tomaram posse: André Luiz Boeira, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; Carla Cassol, representando o Sistema S; e Carlos Leandro Laconte, representando a região Cultura e Tradição. Além disso, foi apresentado o novo mapa das regiões turísticas do Estado, que passou pela validação dos conselheiros presentes.

O diretor de Turismo da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Abdon Barretto Filho, e a secretária executiva do Conetur, Rosana Simões, apresentaram um resumo das ações realizadas pela Sedactel em 2017, destacando as atividades do grupo de trabalho do Turismo Rural, do Cadastro de Turismo (Cadastur), do projeto Arte e Turismo e as prioridades definidas pela Consulta Popular 2017.

Cerca de 50 conselheiros representado diversas regiões do Rio Grande do Sul marcaram presença. Por lei, o Conselho deve realizar quatro reuniões por ano, sendo que a próxima deve ocorrer em março de 2018.

Conselho Estadual de Turismo

O Conselho Estadual de Turismo (Conetur) é um órgão de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS. Seus objetivos são estabelecer diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para a implementação da política pública de turismo no Estado. Cabe ainda ao Conetur debater essas políticas, com participação democrática e controle social por meio de seus representantes.

O Conetur é formado por 63 membros que representam o setor público, sociedade civil, Sistema S (Sebrae/RS, Sesi/RS. Sesc/RS, Senac/RS, Senar/RS e Senat), instituições de ensino superior e fóruns regionais do turismo. A presidência do Conetur é exercida pelo titular da Sedactel, Victor Hugo. O projeto de lei (PL) 226/2012 para a criação do Conetur foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado em outubro de 2012. 

Locais

Secretaria da Cultura