Conselho Estadual de Turismo realiza primeira reunião de 2018

O Conselho Estadual de Turismo (Conetur) realizou nesta segunda-feira (16), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), a primeira reunião do colegiado em 2018. Cerca de 40 conselheiros representado diversas regiões do Rio Grande do Sul marcaram presença. Por lei, o Conselho deve realizar quatro reuniões por ano.

Dezesseis integrantes da administração estadual fazem parte do Conetur, além de um representante da Famurs, um da Assembleia Legislativa, um da União de Vereadores do RS, 13 da sociedade civil, seis do Sistema S (Sebrae/RS, Sesi/RS. Sesc/RS, Senac/RS, Senar/RS e Senat), e um representante de cada uma das 27 regiões turísticas do Estado, indicado pelo Fórum Regional de Turismo.

Conselho Estadual de Turismo

O Conselho Estadual de Turismo (Conetur) é um órgão de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS. Seus objetivos são estabelecer diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para a implementação da política pública de turismo no Estado. Cabe ainda ao Conetur debater essas políticas, com participação democrática e controle social por meio de seus representantes.

O Conetur é formado por 63 membros que representam o setor público, sociedade civil, Sistema S (Sebrae/RS, Sesi/RS. Sesc/RS, Senac/RS, Senar/RS e Senat), instituições de ensino superior e fóruns regionais do turismo. A presidência do Conetur é exercida pelo titular da Sedactel, Victor Hugo. O projeto de lei (PL) 226/2012 para a criação do Conetur foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado em outubro de 2012.