Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Delegação gaúcha é uma das maiores das Paralimpiadas Escolares

Publicação:

desportivo
22102459-desportivo.jpeg - Foto: Solange Brum
Por Gustavo Ferenci

A edição 2017 das Paralimpíadas Escolares teve início oficial nesta terça-feira, 21, em São Paulo. Ao todo, 870 atletas de 26 estados e do Distrito Federal, disputando dez modalidades (atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e basquete em cadeira de rodas). O Rio Grande do Sul está representado por 50 atletas que foram selecionados a partir do Paracergs - competição organizada pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. 

Na cerimônia de abertura, o presidente do comitê Paralímpico brasileiro, Mizael Conrado disse que esta competição "é o mais importante movimento paraolímpico do país, pois ele reúne o maior número de sonhos e de esperanças de jovens atletas que batalham para chegar nos jogos Paralímpicos. Mizael – que como atleta foi considerado o melhor jogador de futebol para cegos das olimpíadas de Pequim – lembrou que este evento é o maior do gênero no mundo e que este é um dos motivos do Brasil ser uma potência paralímpica.

Ainda durante a cerimônia, o nadador Alexandre Silva Barbosa, um dos melhores do país em sua categoria , levou a bandeira do Rio Grande do Sul que, como uma das delegações mais expressivas da competição, recebeu o atleta aos gritos de "ah, eu sou gaúcho!", chamando atenção de todos os presentes.

Para os técnicos gaúchos, iniciativas da Sedactel como os Paracergs e o pró-esporte apoiando ações paraesportivas são essenciais para que o Estado siga crescendo na valorização dos esportes voltados aos deficientes intelectuais, físicos e visuais, garantindo mais dignidade e cidadania.

Secretaria da Cultura