Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Desportistas gaúchos consolidam boa performance na Paralimpíadas Escolares 2017, em São Paulo

50 atletas, de 12 a 17 anos, foram selecionados a partir do Paracergs

Publicação:

Maicon de Lima mombach  medalha de Ouro   Disco e Dardo
23184825-maicon-de-lima-mombach-medalha-de-ouro-disco-e-dardo.jpeg - Foto: Solange Brum/Sedactel
Por Gustavo Ferenci e Rodrigo Vizzotto

Começa a se consolidar a performance positiva dos representantes gaúchos na edição  das Paralimpíadas Escolares 2017, em São Paulo, que iniciou na última terça (21). O Rio Grande do Sul está representado por 50 atletas, de 12 a 17 anos, que foram selecionados a partir do Paracergs - competição organizada pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel). A entrada é gratuita para os dias de competição.

No total, são 870 atletas de 26 estados e do Distrito Federal, disputando dez modalidades (atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e basquete em cadeira de rodas). A competição encerra nesta quarta-feira no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na Capital Paulista.

No primeiro dia de competição, o Rio Grande do Sul conquistou 8 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze. Até a tarde desta quinta, o quadro de medalhas por atletas gaúchos saltou para 30. O boletim oficial do dia s é divulgado ao final da noite.

A projeção é o Rio Grande do Sul ficar entre os dez primeiros estados competidores. Em 2016, o Estado conquistou 39 medalhas, sendo 18 de outro, 14 de prata e 7 de bronze.

As Paralimpíadas Escolares são o maior evento escolar paralímpico do mundo. A novidade este ano é a inclusão do basquete em cadeira de rodas e futebol de 5 no cronograma. Desde suas primeiras edições, as Paralimpíadas Escolares revelam talentos do Movimento Paralímpico nacional. O Estado de São Paulo venceu as duas últimas edições e é o maior colecionador de títulos, liderando cinco competições.

 

Secretaria da Cultura