Diretor da Casa de Cultura é indicado a prêmio por incentivo a artistas

Jessé Oliveira foi indicado no Prêmio Açorianos de Dança 2017 - Destaque Dança Contemporânea - Foto: Divulgação/CCMQ
Por Roberta Amaral/CCMQ

O diretor da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), Jessé Oliveira, foi indicado ao Prêmio Açorianos de Dança 2017 - Destaque Dança Contemporânea, por receber diversos artistas e grupos. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de entrega marcada para 25 de março, às 19h30, no Teatro Renascença. A realização é do Centro de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.

Desde que assumiu a gestão da CCMQ, Jessé tem ampliado o espaço para oficinas, ensaios e diversas apresentações e incentivado o uso da instituição em projetos como A Casa Dança. Uma vez por mês, bailarinos são convidados a explorar espaços com sua arte integrada a outras manifestações artísticas.

No ano passado, também ocorreu a primeira edição do Cenas Diversas - Cena Negra, tendo como convidado especial o bailarino Ruy Moreira (ex-Grupo Corpo) e Cenas Diversas - Cena Acessível, com apresentação dos espetáculos Diversos Corpos Dançantes, apresentado pelo grupo que leva o mesmo nome e Convite ao Olhar, Companhia de Dança Lápis de Seda (SC), ambos com artistas com necessidades especiais.

A Casa de Cultura também sediou ao longo do ano as aulas gratuitas do GEDA - Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre e oficinas do projeto de extensão Diversos Corpos Dançantes e do Centro Municipal de Dança para pessoas com e sem deficiência.

"A Casa de Cultura Mario Quintana está cumprindo o seu papel ao ampliar espaço e incentivar absolutamente todas as formas de expressão artística, inclusive para pessoas com deficiência. É gratificante olhá-la tomada por arte e o quanto é capaz de transformar vidas, seja do artista, seja do público", diz Jessé Oliveira.