Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

'Ethno-Fragmentos do Homo Sapiens' traz obras de 22 artistas ao Memorial do RS

A mostra aborda o processo civilizatório do homem e sua vivência ao longo dos séculos

Publicação:

Graça Craidy é uma das artistas locais da exposição 'Ethno-Fragmentos do Homo Sapiens'
Graça Craidy é uma das artistas locais da exposição 'Ethno-Fragmentos do Homo Sapiens' - Foto: Reprodução/Graça Craidy
Por Mariângela Machado/Ascom Memorial do RS

'Ethno-Fragmentos do Homo Sapiens' tem a curadoria do artista visual e arquiteto Anaurelino Corrêa de Barros Neto. A mostra exibe trabalhos de 22 artistas locais, além de obras de coleções particulares, como de Magliani (1965) e desenho de Glauco Rodrigues, por meio de ilhas dentro da expografia, abordando o processo civilizatório do Homo Sapiens. A exposição começa na terça-feira (3) e vai até 13 de maio, no segundo andar do Memorial do Rio Grande do Sul, na Sala Múltiplos Usos. A entrada é franca.

Segundo o curador, as obras selecionadas revelam episódios marcantes dessa trajetória, como a temática dos negros e indígenas, crenças e mitos, além da religiosidade – a religião afro-brasileira e a busca de um Deus.  “As obras propõem uma reflexão e um questionamento sobre essas questões ao longo dos séculos e também o futuro da nossa espécie na Terra”, enfatizou Anaurelino.

O espaço exibe os trabalhos como fragmentos visuais, em questões como origem, evolução, psicologia, etnologia, características e crenças. “Aos poucos, colocamo-nos eretos. Adquirimos novas conexões cerebrais, a partir da coordenação entre visão e mãos. Desenvolvemos habilidades únicas, atribuídas a nossa capacidade de criar conceitos abstratos como religião, poder, ética, organização política e arte”, destacou o curador.

A mostra conta com esculturas e pinturas dos seguintes nomes das artes plásticas no Rio Grande do Sul: Alexandre Lopes Fagundes, Aglaé M. Oliveira Amo, Arminda Lopes, Cho Dorneles, Fátima Pinto, Fernanda Martins Costa, Geraldo Marques, Graça Craidy, Gustavo Sza, Helena D’Ávila, Helenice Porcella, José Kanan, Kira Luá, Magna Sperb, Marli Leal da Silva, Marcos Porto, Ondina Pozoco, Ricardo Aguiar, Ricardo Giuliani, Rita Gil, Roberta Agostini e Ubiratan Fernandes.

SERVIÇO

O quê: Ethno-Fragmentos do Homo Sapiens

Quando: De terça-feira (3) a 13 de maio; de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 13h às 17h; a partir de 6 de junho, de segunda-feira a domingo, das 9h às 19h

Onde: Memorial do Rio Grande do Sul – segundo andar (Sala Múltiplos Usos)

Locais

Secretaria da Cultura