Fran Quarteto toca de Leny Andrade a Elis Regina no projeto Chapéu Acústico

O grupo traz um repertório recheado de novos arranjos e a voz forte e ao mesmo tempo suave de Fran Pereira - Foto: Mariana Vieira

Com o propósito de homenagear duas grandes intérpretes brasileiras, Elis Regina e Leny Andrade, o Fran Quateto se apresenta no dia 19 de junho (terça-feira), a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Estado (BPE). O grupo traz um repertório recheado de novos arranjos e a voz forte e ao mesmo tempo suave de Fran Pereira, novo talento que surge vertiginosamente no cenário artístico gaúcho. A entrada se dá mediante contribuição espontânea.

Formado também por Michel Dorfman (piano), Édipo Hummes (bateria) e Natan Hummes (baixo), o grupo  busca inspiração em novas  linguagens, com base em grandes mestres, traduzindo sua assinatura com uma sonoridade autêntica e original. Navega nas misteriosas águas da música, sob o vento divino dos sons dessas duas musas da MPB, em uma viagem que nos encanta e faz bem. No programa, "Ladeira da Preguiça", "Deitar e Rolar", "Rio", "Agora Tá", "Canção do Sal", "O Bêbado e o Equilibrista", "Cristo Redentor", "Estamos Aí" e "Deus é Quem Sabe", entre outras.

FRAN PEREIRA

A cantora possui um estilo eclético, entoando do jazz ao samba, passando pela black music e pop. Já cantou com músicos como Michel Dorfman, Paulo Dorfman, Marquinhos  Fê, Pedro Tagliani, Gastão Villeroy e Edu Martins,.  Desde 2003, participa da gravação de discos de cantores independentes, como backing vocal. Também, participou de projetos com produtores como  Giba Conceição e Edu Martins. Formada em Música em 2017, é professora de Técnica Vocal e vem acompanhando cantores.

MICHEL DORFMAN

O pianista e arranjador iniciou seus estudos musicais com seu pai, o maestro Paulo Dorfman, e a partir de 1989 começou a atuar como pianista na extinta Oppa (Orquestra Popular de Porto Alegre). Formado em Composição na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atua em projetos paralelos como produtor, pianista e arranjador. Dentre os discos em que participou destacam-se os três álbuns de Frank Solari, Hique Gomes (Teatro do Disco Solar), Gelson Oliveira (Imagem das Pedras), Renato Borguetti, Nelson Coelho de Castro (Verniz da Madrugada e Da Pessoa), James Liberato (Off Road, Sons do Brasil e do Mundo e Sotaque Brasil), Jorginho do Trompete (Swing Brasileiro), Open Station, Júlio Herrlein, Marcelo Corsetti (Marcelo Corsetti e Tres), Paralelo 30 (Orquestra de Camara da Unisinos), Ernesto Fagundes (Guevara Vivo) e muitos outros.

Foi indicado inúmeras vezes como instrumentista na categoria de Pianista de Música Popular, obtendo por duas vezes a premiação no Troféu Açorianos (1996 e 1999).Em 2006, participou de um projeto de música instrumental que recebia convidados como Toninho Horta, Paula Lima, Arthur Maia e Léo Gandelman. Recentemente trabalhou como arranjador e pianista no CD "Sambô" da cantora Renata Adegas.

CHAPÉU ACÚSTICO

Realizado conjuntamente pela Biblioteca Pública do Estado (BPE) - instituição da Secretaria da Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Sedactel) – e pelo produtor Marcos Monteiro, o projeto vem desde setembro de 2016, movimentando o Salão Mourisco, com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores (as). A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas profissionais, dispostos a movimentarem a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação, como acontece nas performances de rua.

SERVIÇO:
Dia: 19 de junho de 2018 (terça-feira).
Hora: a partir das 19h.
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190).
Informações: Na BPE-RS, pelo telefone (51) 3224-5045 ou com o produtor, Marcos Monteiro (e-mailduearth@terra.com.br).

Agendamento de entrevistas: Fones 3013-2236 e 9935-0608.
Contribuição espontânea.