Mês a Mês na História aborda conflitos, repressão e cotidiano no Estado

Projeto do Arquivo Histórico apresenta materiais sobre Guerra do Paraguai, Revolução de 1923 e Regime Militar

Assinatura do Pacto de Pedras Altas, em 14 de dezembro de 1923
Assinatura do Pacto de Pedras Altas, em 14 de dezembro de 1923 - Foto: AHRS

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) apresenta a partir da terça-feira (5) nova edição do projeto Mês a Mês na História. Até o dia 30 de dezembro, a mostra conta com materiais de acervo sobre importantes conflitos, como a Guerra do Paraguai (1864-1870), o término da Revolução de 1923 através do acordo entre chimangos e maragatos, além da imposição do Ato Institucional nº 5 em 1968, um marco do regime militar brasileiro (1964-1985).

Conforme Rejane Penna, historiadora do AHRS, esses marcos emblemáticos são momentos de um processo contínuo, com tempos e lugares diversos que constituem as vivências humanas. Dessa forma, são enfocados também os cotidianos de dezembro, como o registro de uma marca de cerveja, a resistência cada vez maior à escravidão, com a criação dos fundos de emancipação dos escravos em diversas cidades, as estatísticas mostrando a composição da população dos municípios, além dos movimentos da Câmara Municipal de Rio Grande, a mais antiga cidade do Estado.

O AHRS, sediado no Memorial do Rio Grande do Sul, promove mensalmente uma exposição com materiais do acervo, com contextos e assuntos importantes da história gaúcha. O projeto, iniciado em julho de 2017, busca valorizar e incentivar a leitura de fontes primárias em documentos, que possuem conteúdos de interesse do público e trazem um conhecimento inestimável sobre o Rio Grande do Sul e o Brasil.

O acervo do AHRS é proveniente das funções exercidas pelo Governo do Estado em sua tarefa de planejamento e administração pública, distribuição de terras, aldeamento e catequese indígena, policiamento e repressão, assuntos jurídicos, militares e religiosos, bem como arquivos particulares. Os documentos são recebidos através de doação ou compra, relacionados a personagens e movimentos com desempenho significativo na história gaúcha.

Serviço - Mês a Mês na História: Dezembro
Período: de 5 a 30 de dezembro
Local: Primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul - Rua Sete de Setembro, nº 1020 - Porto Alegre - Centro Histórico/RS
Horários: de terça a sábado, das 10h às 18h; domingos e feriados, das 13h às 17h