Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Mês a Mês na História aborda tradições e marcos históricos no AHRS

Edição de fevereiro abre no próximo dia 6 (terça-feira)

Publicação:

Primeira Constituição Republicana do Brasil, de 24 de fevereiro de 1891
Primeira Constituição Republicana do Brasil, de 24 de fevereiro de 1891 - Foto: AHRS - Fundo Legislação

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) promove exposição de documentos originais relacionados a contextos e assuntos importantes da história gaúcha com o projeto Mês a Mês na História. A edição de fevereiro traz materiais diversificados, favorecendo o entendimento de que a história é constituída tanto por descontinuidades como por sequências. Entre os temas destacados, o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, a instituição do voto feminino e o nascimento da República brasileira. A exposição vai de 6 a 28 de fevereiro, no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul.

O projeto busca valorizar e incentivar a leitura de fontes primárias, por meio da exposição de documentos com conteúdos de interesse da comunidade, revelando um conhecimento inestimável sobre a história do Rio Grande do Sul e do Brasil. Por outro lado, o desconhecimento desse material, mesmo entre o público erudito, torna o acervo invisível e incapaz de cumprir sua utilidade como vestígios materiais da existência dos homens em vários tempos e lugares.

A pesquisa, com base no acervo do Arquivo Histórico, e os textos explicativos foram compilados por Rejane Penna Martins, historiógrafa do AHRS.

Serviço - Mês a Mês na História: Fevereiro
Período: de 6 a 28 de fevereiro
Horários: de terça a sábado, das 10h às 18h; domingos e feriados, das 13h às 17h
Local: Primeiro andar do Memorial do RS - Rua Sete de Setembro, nº 1020 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Entrada gratuita

Locais

Conteúdos relacionados

Secretaria da Cultura