Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Multipalco Theatro São Pedro levará o nome de Eva Sopher

Publicação:

Eva Sopher faleceu aos 94 anos e será velada nas dependências do Theatro São Pedro entre as 11h e as 18h desta quinta (8)
Eva Sopher faleceu aos 94 anos e será velada nas dependências do Theatro São Pedro entre as 11h e as 18h desta quinta (8)

Está sendo encaminhada a proposta de denominar o Multipalco Theatro São Pedro com a inclusão do nome de Eva Sopher. A homenagem será consolidada em momento oportuno, após os atos fúnebres. A decisão colegiada entre Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP), familiares e Governo do Estado atende aos anseios da comunidade cultural diante da reconhecida trajetória de ‘Dona Eva’ à frente da instituição.

A presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher, que faleceu aos 94 anos, está sendo velada nas dependências do próprio teatro até às 18h desta quinta-feira (8). Ela estava internada no Hospital Moinhos de Vento e veio a óbito às 19h10min de ontem em decorrência de falência múltipla dos órgãos e parada cardiorrespiratória.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, decretou luto oficial de três dias. A iniciativa de designar para o Multipalco o nome de Eva Sopher já foi divulgada na manhã desta quinta-feira (8) pelo governador. Deve-se ao reconhecimento e a memória de Eva Sopher pelo legado de mais de 40 anos na reconstrução e preservação do Theatro São Pedro, com reconhecimento do povo gaúcho.

Conforme o presidente da AATSP, José Roberto Diniz de Moraes, a decisão vem ao encontro dos anseios de toda a comunidade cultural. “Não há outro nome que não seja o dela, que reconstruiu o Theatro São Pedro. O próprio conselho já acalentava esta ideia e agora é motivo de satisfação ver a proposição do Governo por meio da Secretaria da Cultura”, afirma.

Ainda ontem, em nome do Executivo, o secretário estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo, iniciou as tratativas, de forma conjunta, para formalizar o encaminhamento junto aos familiares, diretoria e Conselho da AATSP para que Dona Eva tenha seu nome como complemento do Multipalco. “É uma homenagem para eternizar o nome de Eva Sopher de forma definitiva ao Multipalco e ao Theatro São Pedro”, reforçou o secretário.

Locais

Secretaria da Cultura