Orquestra Jovem Ipdae faz apresentação gratuita na BPE

Concerto é o penúltimo evento da série de sete concertos livres

A Orquestra Jovem Ipdae é composta por 17 integrantes
A Orquestra Jovem Ipdae é composta por 17 integrantes - Foto: Cláudio Etges

A Orquestra Jovem do Instituto Popular de Arte-Educação (Ipdae) faz apresentação na Biblioteca Pública do Estado (BPE), no dia 10 de dezembro (domingo), a partir das 18h, com entrada franca. Este é o penúltimo evento dentro da série de sete concertos gratuitos que o grupo, composto por 17 integrantes, está realizando em Porto Alegre, Viamão e Arvorezinha.

A regência e a coordenação artística ficam a cargo de Ademir Schmidt, que destacou a sonoridade do conjunto: “A Orquestra Jovem Ipdae apresenta uma estética sonora peculiar, pois os timbres das flautas transversais, do fagote e das cordas criam um ambiente sonoro agradável, doce e ao mesmo tempo demonstra uma personalidade forte e surpreendente aos ouvidos de quem a escuta”, afirma.

No repertório, são executadas obras de compositores com Beethoven, Mozart, Brahms, Pachelbel, Gioacchino Rossini, Gabriel Fauré e Scott Joplin, além de Chico Buarque, Paixão Côrtes e Barbosa Lessa, realizando um passeio entre a música popular brasileira e o som erudito.

Dos sete concertos gratuitos da série, a apresentação na BPE é a sexta. O último evento está previsto para o dia 15 de dezembro, na Igreja Nossa Senhora do Belém Novo, em Porto Alegre. A orquestra já passou por outros pontos da Capital, além dos municípios de Viamão e Arvorezinha.

O Ipdae foi fundado em 1998 como uma associação sem fins lucrativos. Localizado em Porto Alegre, o instituo reúne a Biblioteca Leverdógil de Freitas, o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, o Memorial da Família Remião e a Escola de Música, que conta com diferentes grupos artísticos, como a Orquestra Jovem, a Orquestra de Flautas Transversas, o Lux Sonora, o Quarteto de Cordas e as Crianças Cantoras.

Destaque
O músico Ademir Schmidt, além de ser regente e coordenador artístico da Orquestra Jovem Ipdae, é formado em Flauta Transversal pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e ex-aluno da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Hoje, Schmidt leciona flauta transversal no Colégio Sinodal, no Instituto de Educação Ivoti e no próprio Ipdae. Como regente, atua na Orquestra de Sopros de Ivoti, na Orquestra de Sopros Eintracht e na Orquestra de Flauta Transversas Ipdae.

- Marchas de Pompa e Circunstância (Edward Elgar)
- Greensleeves, Tema e variações I, II, III e IV (Anônimo)
- Medley Ode à Alegria / Russian Folk Song (Ludwig van Beethoven)
- Tema da 5ª Sinfonia (Ludwig van Beethoven)