Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

OSPA

OSPA
OSPA - Foto: Maí Yandara

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), uma das mais antigas do país em atividade ininterrupta, foi fundada em 23 de novembro de 1950, tendo como fundador e regente o maestro húngaro Pablo Komlós, que a dirigiu até 1978. Atualmente, o diretor-artístico da Ospa é o maestro Evandro Matté.

Formada por mais de 100 músicos profissionais, a Sinfônica realiza dezenas de concertos por ano, atendendo aos mais diversos públicos e levando a música de concerto a diferentes localidades do nosso Estado. A instituição conta ainda com a Escola de Música da Ospa — Conservatório Pablo Komlós, que desde 1972 promove formação musical gratuita e oferece oportunidade de profissionalização para centenas de alunos com idades a partir de oito anos. A Escola mantém projetos de inserção social como o “Escola da Ospa na Comunidade”, que leva recitais de alunos a lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e projetos que promovem apresentações de estudantes avançados na Biblioteca Pública do Estado do RS e no Instituto Goethe.

O Coro Sinfônico da Ospa conta com dezenas de cantores que participam de todas as montagens da temporada que exigem canto coral.

Presidente: Gilberto Schwartsmann

Diretor-artístico: Evandro Matté
Superintendente administrativo-financeiro: Simone Adriano

Apresentações:

Durante a temporada artística, que vai de março a dezembro, a Ospa geralmente realiza concertos aos sábados, às 17h, na Casa da Ospa, que contam com transmissão gratuita e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa. A orquestra também se apresenta em outros espaços de Porto Alegre e no interior do estado. Acompanhe a programação em ospa.org.br/agenda.

Outras informações:

Os concertos na Casa da Ospa não são recomendados para menores de 6 anos.

A Casa da Ospa possui estacionamento gratuito, no local, e oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.

 

 

Locais

Secretaria da Cultura