Ospa apresenta Festival Tangos no Araújo Vianna

Orquestra prepara concerto gratuito com clássicos do estilo musical

Ospa conta com apresentações em série ao longo de suas temporadas
Ospa conta com apresentações em série ao longo de suas temporadas - Foto: Mariana Sirena

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza uma seleção de tangos para o próximo concerto no Auditório Araújo Vianna. No dia 19 de novembro (domingo), às 11h, obras de consagrados compositores do estilo musical ganham roupagem especial em arranjos orquestrais. A regência fica a cargo do maestro Arthur Barbosa.

O solista convidado da exibição é o músico, arranjador e regente uruguaio Carlitos Magallanes, que já se apresentou ao lado de Fito Páez, Hique Gomez, Família Lima e Paula Fernandes. Os dançarinos Marlise Machado e Maurício Miranda fazem performances a partir da trilha sonora. Na ocasião, a sinfônica homenageia os 100 anos de La Cumparsita, música considerada o “tango dos tangos” e reverenciada no mundo inteiro.

Carlitos Magallanes toca bandoneón, um instrumento de palhetas livres semelhante a um pequeno acordeão muito utilizado no tango. No concerto da Ospa, ele é acompanhado por Dunia Elias (piano) e Patricia Magallanes (voz). Eles participam da interpretação das primeiras músicas do programa: Nocturna, de Julián Plaza (1928-2003) e El Día que Me Quieras, de Carlos Gardel (1890-1935), além de Adios Nonino e Balada para un Loco, de Astor Piazzolla (1921-1992).

Nas mãos de Piazzolla, o tango argentino deixou de ser apenas música de salões de baile e passou a estar presente nas salas de concerto. Ele revolucionou o tango introduzindo elementos do jazz e da música erudita nas composições. Dele, a Ospa ainda apresenta Inverno Porteño, Oblivion (com solos de Emerson Kretschmer, violinista da Ospa), Primavera Porteña Verano Porteño.

Peças de outros nomes lendários do gênero, como Tanguera de Mariano Mores (1918-2016), Remembranzas de Mario Melfi (1905-1970) e La Trampera de Aníbal Troilo (1914 - 1975), também integram o repertório do espetáculo. Por fim, a sinfônica encerra com La Cumparsita, de Matos Rodriguez (1897-1948) que é hino popular e cultural do Uruguai e completa 100 anos em 2017. Os arranjos são de Carlos Garofali, Alejandro Drago e Arthur Barbosa.

Lançada em 2015, a Série Araújo Vianna resulta de uma parceria entre a Fundação Ospa e as secretarias Municipal de Cultura e Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. O seu objetivo é apresentar nomes da música popular gaúcha e nacional em parceria com a Ospa, dando assim continuidade a um histórico de apresentações da orquestra no Auditório Araújo Vianna iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós.

Destaques
Arthur Barbosa é compositor, regente, violinista e arranjador. Integra a Ospa desde 1998. Como violinista, possui uma vasta experiência orquestral, inclusive como spalla, tendo tocado em mais de dez orquestras profissionais como a Sinfônica da Paraíba, a Municipal de Campinas, a Filarmônica de Santiago (Chile) e a de San Luis (Argentina). Em 1999, começou a estudar regência. Como maestro, é frequentemente convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem - Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa.

- Julian Plaza: Nocturna
- Carlos Gardel: El día que me quieras
- Astor Piazzolla: Adios Nonino
- Astor Piazzolla: Balada para un loco
- Mariano Mores: Tanguera
- Mario Melfi: Remembranzas
- Astor Piazzolla: Inverno Porteño
- Astor Piazzolla: Oblivion (Revisitado) | Solos: Emerson Kretschmer (violino)
- Astor Piazzolla: Primavera Porteña
- Anibal Troilo: La Trampera
- Astor Piazzolla: Verano Porteño
- Matos Rodriguez: La Cumparsita
Arranjos: Carlos Garofali, Alejandro Drago e Arthur Barbosa
Regente: Arthur Barbosa
Solistas: Carlitos Magallanes (bandoneón), acompanhado por Dunia Elias (piano) e Patricia Magallanes (voz).

Serviço - Festival Tangos | Série Araújo Vianna | Ospa
Dia: 19 de novembro (domingo)
Horário: 11h
Local: Auditório Araújo Vianna - Avenida Osvaldo Aranha, s/nº - Redenção - Porto Alegre/RS

Ingressos
Distribuição de senhas:
- Sábado (18), das 10h às 17h, na bilheteria do Auditório
- Domingo (19), das 8h às 18h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas

O Banrisul é o apresentador oficial da Série Araújo Vianna de concertos da Ospa, e a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre é parceira na promoção da Série.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp, Enerfín/Ventos do Sul e Audio Porto. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.