Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Ospa inaugura sua Casa da Música neste sábado (24)

O espaço, com 1.100 lugares, está situado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre

Publicação:

Ospa AbraçaCAFF Credito MarianaSirena 12 834x636
22110932-ospa-abracacaff-credito-marianasirena-12-834x636.jpg - Foto: Mariana Sirena

O concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) na Capital gaúcha marca o início de um novo capítulo na história da orquestra. A apresentação será o evento inaugural da Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa, a fase 1 das obras do complexo musical que será o primeiro espaço próprio da sinfônica em quase 68 anos de história. No dia 24 de março, sábado, às 17h, o maestro Evandro Matté, diretor artístico da sinfônica, conduzirá a exibição especial, que terá no programa a estreia de obra de Arthur Barbosa, peça de George Gershwin com solos do pianista Cristian Budu e sinfonia de Antonín Dvorák. No dia seguinte, 25 de março, domingo, o concerto será reapresentado no mesmo horário e no mesmo local.

Casa da Música da Ospa, construída no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1501 –, encerra um ciclo de busca por um local para abrigar tanto os ensaios quanto as apresentações da orquestra, com condições acústicas e de conforto adequadas aos instrumentistas e espectadores. Desde a sua fundação, a Ospa trabalhou em locais alugados ou emprestados. “Poderemos, finalmente, investir em nossa identidade sonora, assim como fazem as grandes orquestras internacionais”, afirma o maestro Evandro Matté. “Selecionamos um programa vibrante para este momento histórico”, completa o regente. A sequência de concertos no local receberá o nome de “Série Pablo Komlós”.
A nova Casa da Música da Ospa no CAFF

A Casa da Música da Ospa se constitui em um complexo musical. Além da sala de concertos com 1.100 lugares, haverá camarins, café, salas de estudos, saguão, entre outros espaços. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (SMARH), cedeu a área de 2.500m² no CAFF para a Ospa fazer, no ano passado, a sua Sala de Ensaios – área que está se transformando nessa obra. O empreendimento se realiza com o suporte da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), do Ministério Público, da Fundação Pablo Komlós e a da sociedade civil.

A trajetória da Ospa pelos espaços de Porto Alegre

Há dez anos, a Ospa deixava o Teatro Leopoldina, local alugado, situado na Avenida Independência. Conhecido como o “Teatro da Ospa”, ele abrigou as atividades da sinfônica por 24 anos. Antes e depois disso, a orquestra contou com a parceria de diversos espaços para desenvolver as suas atividades.

As origens da Ospa estão diretamente ligadas à vida do maestro húngaro Pablo Komlós à Capital gaúcha. Ele foi convidado a dirigir algumas óperas em Porto Alegre em meados da década de 1945. Na época, as apresentações orquestrais aconteciam no palco principal do Cine Teatro Coliseu. Mas a Ospa só passou a existir oficialmente em 1950 – o primeiro concerto foi no Theatro São Pedro.

Um tempo depois, a orquestra passou a ensaiar e a se apresentar no antigo prédio da Pontifícia Universidade Católica (PUC), que atualmente é o Colégio Rosário. Posteriormente encampada pelo Governo Estadual, a orquestra ainda passaria pelo antigo Auditório Araújo Vianna (então localizado na Praça Matriz) e pelo Salão de Atos da Universidade Federal do RS (UFRGS) – este último, local que segue recebendo os concertos da Ospa até os dias de hoje.

Depois de 2008, quando desocupou o Teatro Leopoldina, a Ospa passou por espaços como o Palácio Piratini, o Armazém A3 do Cais do Porto, o Salão da Paróquia São Pedro, a Sala Elis Regina da Usina do Gasômetro e, por fim, a Sala de Ensaios no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), que está se tornando a Sala de Concertos da Ospa.

Sobre a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA) é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), um coro sinfônico e uma escola de música – o Conservatório Pablo Komlós.

Concertos de Abertura da Temporada 2018 em Porto Alegre – Série Pablo Komlós
Quando: 24 de março, sábado, e 25 de março, domingo
Horário: as duas apresentações acontecem às 17h
Local: Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, nº 1501/Centro, Porto Alegre-RS)
Secretaria da Cultura