Secretaria da

Conjunto realiza apresentação com formação completa no Theatro São Pedro

Publicação:

A Ospa Jovem é composta por alunos da Escola de Música da orquestra
A Ospa Jovem é composta por alunos da Escola de Música da orquestra - Foto: Solange Brum/Sedactel

A Ospa Jovem (Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós / Escola de Música da Ospa) finaliza as suas atividades de 2017 com uma apresentação especial no Theatro São Pedro. No dia 10 de dezembro (domingo), às 17h, a sinfônica interpreta composições do repertório tradicional da música de concerto. Quem rege o grupo orquestral, formado por alunos da instituição, é o maestro Arthur Barbosa. O Coro Jovem da Escola, sob regência de Cosmas Grieneisen, também participa da exibição. A entrada é gratuita mediante retirada prévia de senhas.

Na ocasião, os jovens músicos são desafiados a executar composições em formato original, com o mesmo nível de dificuldade que os músicos profissionais da Ospa enfrentam ao vivo. O concerto inicia com a participação do Coro Jovem, que acompanha a orquestra em Glória e Cum Sancto Spiritu, de Antonio Vivaldi. Depois, os cantores ainda apresentam Baião de 4 Toques, de Luiz Tatit e Zé Miguel, e Look at the World do compositor britânico John Rutter.

Na segunda parte do evento, o grupo orquestral interpreta o Tema de Abertura de Assim Falou Zaratustra de Richard Strauss e Orfeu no Inferno de Jacques Offenbach, além de Farandole de Georges Bizet, trecho da música da peça L’Arlesienne, e o Bolero de Maurice Ravel. O programa também destaca a música de cinema com a Suite Star Wars, de John Williams, trilha do filme Guerra nas Estrelas. Os ritmos brasileiros estão representados nas composições Samba de Uma Nota Só de Tom Jobim e Frevo de Duda do Recife. Os instrumentistas finalizam a noite com Broadway Tonight, compilação de temas da Broadway arranjada por Bruce Chase.

A Escola de Música da Ospa foi fundada em 1972 e colabora com o fomento cultural no Estado. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte da Ospa é formada por ex-alunos da instituição, assim como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou em diferentes áreas da música no Brasil e no exterior.

Arthur Barbosa é compositor, regente, violinista e arranjador. Integra a Ospa desde 1998. Como violinista, possui uma vasta experiência orquestral, inclusive como spalla, tendo tocado em mais de dez orquestras profissionais como a Sinfônica da Paraíba, a Municipal de Campinas, a Filarmônica de Santiago (Chile) e a de San Luis (Argentina). Em 1999, começou a estudar regência. Como maestro, é frequentemente convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem - Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa.

- Antonio Vivaldi: Glória
- Antonio Vivaldi: Cum Sancto Spiritu
- Luiz Tatit e Zé Miguel: Baião de 4 Toques
- John Rutter: Look at the World
- Richard Strauss: Assim Falou Zaratustra (Tema de Abertura)
- Georges Bizet: Farandole
- Jacques Offenbach: Abertura Orfeu no Inferno (Can-Can)
- Maurice Ravel: Bolero
- John Williams: Suite Star Wars (Tema da Princesa Leia e Marcha Imperial)
- Tom Jobim: Samba de Uma Nota Só (Arranjo: Arthur Barbosa)
- Duda do Recife: Frevo
- Broadway Tonight (compilação de temas da Broadway com arranjo de Bruce Chase)
Regente: Arthur Barbosa
Participação: Coro Jovem da Escola de Música da Ospa

Serviço - Encerramento da Temporada 2017 | Ospa Jovem
Dia: 10 de dezembro de 2017 (domingo)
Horário: 17h
Local: Theatro São Pedro - Praça Marechal Deodoro, s/nº - Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Retirada de senhas na bilheteria do Theatro

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul e Corsan. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp, Ventos do Sul e Audio Porto. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Locais

Conteúdos relacionados