Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campeonato Paradesportivo acontece neste sábado em Porto Alegre

Publicação:

Serão 126 paratletas de atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação
Serão 126 paratletas de atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação - Foto: Solange Brum

A sexta edição do Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs) acontece neste sábado (16) em Porto Alegre, com entrada franca.

A cerimônia de abertura será realizada às 8h30 na pista de atletismo oficial do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) - Rua Gonçalves Dias, 700, bairro Menino Deus.

Neste ano, o evento tem 213 participantes, entre paradesportistas, técnicos e dirigentes de instituições de ensino públicas e privadas de 17 municípios. Serão 126 paratletas entre esportes como atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação.

As disputas irão ocorrer das 9h às 17h, no Cete e na sede Moinhos de Vento do Grêmio Náutico União (GNU), que receberá exclusivamente as provas de natação.

As atividades reúnem alunos/paratletas de 12 a 17 anos e o objetivo do campeonato é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em práticas esportivas e incrementar o paradesporto no Estado.

O Paracergs atua como seletiva gaúcha para a formação da delegação que irá representar o Rio Grande do Sul nas Paralimpíadas Escolares, evento nacional oficial organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, que acontece no mês de novembro, em São Paulo.

O Campeonato é organizado e promovido anualmente pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS (Sedactel), com recursos provenientes dos repasses de percentuais das Loterias Federais, através de determinação da Lei Geral do Desporto, popularmente chamada de Lei Pelé.

Locais

SEDACTEL