Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Campeonato Paradesportivo acontece neste sábado em Porto Alegre

Publicação:

Serão 126 paratletas de atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação
Serão 126 paratletas de atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação - Foto: Solange Brum

A sexta edição do Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs) acontece neste sábado (16) em Porto Alegre, com entrada franca.

A cerimônia de abertura será realizada às 8h30 na pista de atletismo oficial do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) - Rua Gonçalves Dias, 700, bairro Menino Deus.

Neste ano, o evento tem 213 participantes, entre paradesportistas, técnicos e dirigentes de instituições de ensino públicas e privadas de 17 municípios. Serão 126 paratletas entre esportes como atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação.

As disputas irão ocorrer das 9h às 17h, no Cete e na sede Moinhos de Vento do Grêmio Náutico União (GNU), que receberá exclusivamente as provas de natação.

As atividades reúnem alunos/paratletas de 12 a 17 anos e o objetivo do campeonato é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em práticas esportivas e incrementar o paradesporto no Estado.

O Paracergs atua como seletiva gaúcha para a formação da delegação que irá representar o Rio Grande do Sul nas Paralimpíadas Escolares, evento nacional oficial organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, que acontece no mês de novembro, em São Paulo.

O Campeonato é organizado e promovido anualmente pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS (Sedactel), com recursos provenientes dos repasses de percentuais das Loterias Federais, através de determinação da Lei Geral do Desporto, popularmente chamada de Lei Pelé.

Locais

Secretaria da Cultura