Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

“Tornar-se negro” apresenta imagens de estudantes negros no Memorial do RS

Publicação:

Além da exposição física, uma mostra virtual contemplará a totalidade dos alunos que integraram o projeto
Além da exposição física, uma mostra virtual contemplará a totalidade dos alunos que integraram o projeto - Foto: Giovanna Luvizetto e João Pedro Siliprandi

De 18 de maio a 17 de junho, no segundo andar do Memorial do Rio Grande do Sul, o público poderá conferir a exposição fotográfica "Tornar-se negro", com entrada franca.

A mostra exibe cerca de 40 imagens de estudantes negros da rede de ensino pública, acompanhadas de depoimentos, cujo projeto busca valorizar o sentimento de pertença étnico-racial dos jovens e também contribuir para a afirmação da identidade negra.

A iniciativa é do Coletivo Quilombo de Ação Educativa, com apoio do coletivo Africanidades – grupo de educadores que respondem pelo projeto educativo homônimo, realizado no Memorial do Rio Grande do Sul.

As fotografias em preto e branco, registradas com diafragma aberto, diminuem a profundidade de campo, causando o efeito desfocado. O objetivo é propiciar um dialogo mais próximo entre o fotografado e o público, buscando maior sensibilização nas imagens apresentadas.

“Os retratos e as falas são utilizadas como ferramenta para a positivação da negritude e de valorização do sentimento de pertença étnico-racial desses jovens negros” – revelam os coordenadores do projeto Giovanna Luvizetto, João Pedro Siliprandi e José Ernesto Melo.

As escolas selecionaram os alunos para sessões de fotos e entrevistas. Outra seleção elegeu as imagens e os depoimentos que integram a mostra. Após o evento no Memorial do RS, a exposição será apresentada de forma itinerante nas escolas participantes, conforme cronograma estabelecido junto às unidades escolares.

Além da exposição física, uma mostra virtual contemplará a totalidade dos alunos que integraram o projeto. O evento busca financiamento de forma colaborativa - https://www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-tornar-se-negro

SERVIÇO - Exposição fotográfica "Tornar-se Negro"

Memorial do Rio Grande do Sul - Sala Múltiplos Usos – 2º andar
Av. Sete de Setembro, 1020 - Centro Histórico de Porto Alegre/RS
Entrada franca

Locais

Secretaria da Cultura