Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Natação e atletismo garantem mais dois ouros nos Jogos Universitários Brasileiros

Rio Grande do Sul já soma três ouros e uma prata nas competições

Publicação:

Maurício Scota é medalha de ouro nos 50 metros costas paradesportivo.
Maurício Scota é medalha de ouro nos 50 metros costas paradesportivo. - Foto: André Furtado

A delegação gaúcha conquistou mais dois ouros nos Jogos Universitários Brasileiros 2018 (Jubs), que acontecem de 4 a 11 de novembro em Maringá/PR. Ambos medalhistas são da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc): Maurício Scota, na natação paradesportiva 50 metros costas, e Jaqueline Weber, nos 1500m rasos.

A delegação gaúcha tem 40 atletas de 13 universidades, e viaja com recursos da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) e organização da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (Fuge). A competição, uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), segue até sábado (10), em Maringá.

Nesta quinta (8), seguem as competições de atletismo e natação, onde o Rio Grande do Sul mantém chances de medalhas. O vôlei de praia feminino, com a dupla da Ufrgs, joga buscando avançar para as etapas finais. As 13 universidades que participam dos jogos são: Unisc, UPF, UFSM, Ufrgs, UCS, Ulbra, Feevale, Fasurgs, Furg, Sogipa, Unilasalle, Ufpel e Unipampa.

Os Jogos
Na fase final do Jubs 2018, são disputadas 15 modalidades, entre individuais e coletivas. Entre elas estão as tradicionais provas de atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, além dos jogos eletrônicos FIFA 2018, League of Legends e do Jubs Acadêmico. A novidade esse ano é a inclusão do skate como modalidade, uma vez que o esporte entrou no programa olímpico e será disputado já em Tokyo 2020.

Além de valer título nacional, o JUBs fase final também serve como seletiva para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para a Universíade, considerada a maior competição universitária do planeta. Bernardinho, Daiane dos Santos, Sarah Menezes, Joanna Maranhão, Alison Cerutti, Bruno Schmidt, Arthur Zanetti, Arthur Nory, Daniele Hypólito e Hugo Parisi são apenas alguns exemplos de atletas renomados que passaram pelo esporte universitário e nos representaram na Universíade.

SEDACTEL