Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Biblioteca Pública celebra Semana Estadual do Livro com atividades gratuitas

Visita guiada, roda de leituras, exibição de filme, feira de troca de livros e anistia de multas e taxa de adesão são opções

Publicação:

São cerca de 30 títulos, de literatura, fotografia, infantis, sobre a cultura gaúcha, entre outros assuntos
São cerca de 30 títulos, de literatura, fotografia, infantis, sobre a cultura gaúcha, entre outros assuntos

Em comemoração à Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura, a Biblioteca Pública do Estado (BPE) promove de 18 a 23 de abril uma série de atividades gratuitas.

Neste período, novos sócios estarão isentos do pagamento da  taxa de inscrição, além da dispensa do pagamento de multa para quem estiver com livros atrasados.

Nesta quarta-feira (18), das 14h às 18h, no hall de entrada da Biblioteca Pública, acontecerá a tradicional "Feira de Troca de Livros", em que o público poderá trazer os títulos que já leu e trocar por outros, estimulando a leitura.

Às 16h terá vez a exibição do filme "O Processo" (1962), de Orson Welles, sucedido de bate papo, dentro da agenda do Clube de Leitura da BPE, que em abril se volta para a obra escritor tcheco de língua alemã Franz Kafka (1883-1924).

Na quinta-feira (19), às 16h30, a também tradicional roda de leituras da escritora Laura Rangel estará debatendo e homenageando os vencedores do Prêmio Açorianos de Literatura, nas categorias Romance e Conto, comemorando também as 80 edições de seus encontros. Em uma parceria com a BPE, a atividade tem a participação de Samir Machado de Machado, com o romance "Homens Elegantes" e Gustavo Melo Czekster, com o livro de contos "Não Há Amanhã".

Na sexta-feira (20), às 15h, será realizada uma visita guiada ao prédio histórico da Biblioteca, com detalhes de sua história, estilo arquitetônico e demais fatos pertinentes relativos às suas instalações. Com capacidade máxima de 60 pessoas, o agendamento é feito pelo fone (51) 3224-5045.

No dia 23 de abril, das 10h às 18h, terá vez nova edição da feira de troca de livros, no hall da BPE.  Às 14h30min serão distribuídos kits de livros para as bibliotecas públicas do Rio Grande do Sul, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo.

A iniciativa do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-RS), localizado no prédio da BPE, distribui mais de 30 publicações de literatura, fotografia, sobre a cultura gaúcha e infantis, entre outros assuntos. Resultantes de doações de autores e contrapartida de obras publicadas com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), estão à disposição das instituições cadastradas.

SERVIÇO:

Local: Biblioteca Pública do Estado - Rua Riachuelo, 1190 - Porto Alegre
Informações: Telefone 3224-5045
Entrada franca

Locais

Secretaria da Cultura