Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Tema Anual

Celebração do Centenário de Jayme Caetano Braun: Homenagem à Tradição Gaúcha nos Festejos Farroupilhas de 2024

Os Festejos Farroupilhas de 2024 ganham um significado especial ao celebrar o Centenário de Jayme Caetano Braun, uma das figuras mais emblemáticas da cultura gaúcha. Como secretária de Estado adjunta da Cultura e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, é uma honra destacar a importância desse grande poeta, cantor e compositor para a nossa história e tradição.

Jayme Caetano Braun foi um verdadeiro guardião da cultura gaúcha, dedicando sua vida a exaltar as tradições e os valores do Rio Grande do Sul. Suas obras, marcadas pela poesia e pela autenticidade, ecoam até os dias de hoje, inspirando gerações de gaúchos e gaúchas a manterem viva a chama da tradição.

Durante sua notável carreira, o artista compôs diversas payadas, poemas e canções, sempre destacando o Rio Grande do Sul, a lida campeira, os saberes, fazeres e práticas do gaúcho sul-rio-grandense, bem como a natureza peculiar da região missioneira do nosso Estado. Trata-se de um artista de suma relevância, cujo legado contribui para o fortalecimento e a promoção da cultura e das tradições gaúchas passadas de geração em geração.

Neste ano, os Festejos Farroupilhas serão uma homenagem a Jayme Caetano Braun, com uma programação repleta de atividades que resgatam sua obra e seu legado. Desfiles temáticos, recitais de poesia, exposições e apresentações artísticas fazem parte dessa homenagem como forma de celebrarmos a vida e a obra do grande mestre da cultura gaúcha.

Por meio das comemorações, queremos não apenas lembrar Jayme Caetano Braun, mas também inspirar as futuras gerações a valorizarem e preservarem as tradições gaúchas.

Assim como Jayme, o Patrono dos Festejos Farroupilhas 2024, Pedro Ortaça, é reverenciado como um dos grandes nomes da música folclórica do Brasil, especialmente do Rio Grande do Sul. Ortaça é Mestre das Culturas Populares Brasileiras e possui mais de 120 músicas de sua autoria. Eleito como personalidade do século na cidade de São Luiz Gonzaga, ele ficou amplamente conhecido como um dos quatro troncos missioneiros. Seu legado continua a influenciar e enriquecer a cena musical brasileira, inspirando músicos e entusiastas das tradições folclóricas que representam uma parte importante da identidade cultural do sul do país.

Que os Festejos de 2024 despertem a reflexão sobre a importância da cultura e da história do Rio Grande do Sul, da diversidade e da inclusão e que possamos seguir seu exemplo de amor, respeito às diferenças e dedicação à nossa terra.

Convido a todos e todas a se juntarem a nós nos Festejos Farroupilhas de 2024, em homenagem a Jayme Caetano Braun. Vamos celebrar a vida e a obra desse grande artista, ícone da cultura gaúcha, mantendo viva a chama da tradição e do orgulho gaúcho.

Gabriella Meindrad - Presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas 2024

Secretaria da Cultura