Confira a programação do Carnaval de Rua de Porto Alegre

Carnaval de Rua de Porto Alegre vai de 27 de janeiro a 25 de fevereiro
Carnaval de Rua de Porto Alegre vai de 27 de janeiro a 25 de fevereiro - Foto: Gustavo Granata / Agência Preview

O feriado de Carnaval está marcado para a próxima terça-feira (13), mas a programação dos blocos de rua de Porto Alegre, que começou no dia 27 de janeiro, segue a partir deste sábado (10).

A Banda DK será o primeiro bloco a ocupar a Cidade Baixa, no sábado, com concentração partir das 14h na Rua da República. Em seguida, o percurso em volta da quadra e encerrando com a dispersão na própria República. Marchinhas, samba no pé, alegria, interações e muito mais estão programados para não deixar ninguém parado.

Já no feriado do dia 13, terça-feira, será a vez do bloco Rua do Perdão, que traz uma programação focada no Carnaval Infantil na Cidade Baixa, partindo também da Rua da República a partir das 15h. A estimativa de público para 2018 é de superar o de 2017, que variou de 5 a 20 mil pessoas nos dias de festa.

A Prefeitura de Porto Alegre estabeleceu uma série de regras para manter o bom convívio entre foliões e moradores do bairro mais boêmio da Capital gaúcha.

Os blocos assinaram um Termo de Colaboração e Compromisso, onde foram definidas contrapartidas de infraestrutura, como banheiros químicos, além de segurança privada e ambulâncias. O documento também determina locais e horários de concentração e dispersão, com todas as atividades dos blocos devendo ser encerradas até as 21h.

Também foi determinada uma taxa de R$ 1,5 mil de limpeza após os eventos, que contempla varrição e lavagem dos locais. O serviço ficará a cargo do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

O Carnaval de Rua de Porto Alegre tem financiamento do Governo do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS - Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel). A realização é das produtoras Olelê, Grupo Austral e Opinião, com patrocínio da NET Claro Brasil, Skol e apoio da Vou de 99.

Programação completa:

17/02 - CIDADE BAIXA - Areal do Futuro (José do Patrocínio)
18/02 - ORLA - Império da Lã e Skafolia (Orla do Guaíba Saída Pista de Skate em direção ao Beira Rio - até a praça do canhão)
24/02 - CIDADE BAIXA - Bloco do Isopor (Joaquim nabuco, Aureliano Figueiredo, rótula cuias, pists skate)
25/02 - ORLA - Filhos do Cumpadi Washington (Orla do Guaíba Saída Pista de Skate em direção ao Beira Rio - até a praça do canhão)