Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Cufa levará vencedor de competição de poesia falada para palco principal da Expo Favela 2024

Promovida pela Sedac, a batalha final de Poetry Slam ocorre no palco Music da South Summit Brasil em 22 de março

Publicação:

ExpoFavela Dia1 61 de 417
A Expo Favela Innovation é uma feira de negócios, cujos expositores são empreendedores e startups da favela - Foto: Reprodução/Agência Conecta
Por Carlos Hammes | Ascom Sedac

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) anunciou, nessa quinta-feira (14), uma nova parceria com a Central Única das Favelas (Cufa). A colaboração tem o objetivo de ampliar o alcance da competição de poesia falada voltada para jovens de territórios em situação de vulnerabilidade social atendidos pelos seis Centros da Juventude do RS (CJ), vinculados à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Com a iniciativa, a Sedac espera garantir mais visibilidade para o vencedor do Poetry Slam no South Summit Brasil, oportunizando sua apresentação no palco principal da Expo Favela Innovation, que acontece em junho, em Porto Alegre. 

“Para a Cufa Rio Grande do Sul é muito importante estar junto à Sedac e aos Centros de Juventude promovendo a cultura e a educação, e trazendo esses jovens para o maior evento de inovação do mundo. E depois proporcionar a participação do vencedor na Expo Favela”, avalia Roberto Torres Junior, coordenador estadual da Cufa. 

A Sedac, que realiza a competição em parceria com a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), já conta com apoio da Cufa para iniciativas de inclusão social e também é apoiadora da Expo Favela. De acordo com o assessor técnico de Cidadania e Políticas Públicas da pasta e um dos coordenadores do projeto, Fabrício Marquezin, a ideia é aumentar a participação da sociedade civil nas políticas públicas executadas pela Sedac, capilarizando ainda mais a cultura para todos os territórios. 

“A Cufa é uma organização reconhecida pelas periferias, que agrega e estimula os jovens, vindo a somar e multiplicar as forças que o Governo do Estado já emprega no estímulo a criatividade, da inovação e do empreendedorismo entre os jovens, auxiliando na promoção da diversidade cultural das comunidades locais e na construção de pontes entre diferentes grupos sociais”, finaliza Marquezin.

Sobre a Expo Favela Innovation

A Expo Favela Innovation é uma feira de negócios, cujos expositores são empreendedores e startups da favela. O evento acontece em junho, em local a ser definido.

O objetivo é dar visibilidade a essas iniciativas e, assim, promover um palco para esse encontro com investidores que possam acelerar empreendimentos e gerar negócios a partir das oportunidades que nascerão nos eventos. A Expo Favela Innovation terá palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas de todo o país.

Conteúdos relacionados

Secretaria da Cultura