Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Gaúchos seguem no páreo por mais medalhas nos Jogos Escolares da Juventude de Brasília

Publicação:

Vôlei masculino gaúcho enfrenta o Rio de Janeiro nesta quinta
Vôlei masculino gaúcho enfrenta o Rio de Janeiro nesta quinta - Foto: Rômulo Fernandes

Teve início na última terça-feira (21) a etapa de esportes coletivos dos Jogos Escolares da Juventude – Brasília 2017. A delegação gaúcha segue batalhando por medalhas, com equipes femininas e masculinas de basquete, futsal, handebol e vôlei.

No basquete feminino, o Colégio Sinodal de São Leopoldo teve vitória de 57 x 47 em sua primeira partida, contra a equipe de Minas Gerais. No segundo jogo, realizado na quarta (22), as gaúchas perderam para o Colégio Marista do Espírito Santo. A equipe está em terceiro lugar no grupo e enfrenta a delegação de São Paulo nesta quinta-feira (23).

Já os meninos do basquete gaúcho, do Colégio Mauá de Santa Cruz do Sul, venceram as duas partidas iniciais, contra o Paraná na terça (21) e o Ceará na quarta (22). O próximo jogo será nesta quinta-feira contra a delegação do Distrito Federal. Os gaúchos lutam para se manter na liderança do grupo.

Equipe gaúcha de basquete feminino busca pontos nesta quinta contra São Paulo
Equipe gaúcha de basquete feminino busca pontos nesta quinta contra São Paulo - Foto: Rômulo Fernandes

No futsal, a equipe feminina do Colégio Gusch de São Leopoldo perdeu a primeira partida contra a equipe de Santa Catarina, mas se recuperou no segundo dia contra a delegação do Rio de Janeiro, vencendo por 5 x 3. As gaúchas estão em terceiro no grupo e tem partida nesta quinta-feira contra o Paraná.

Os gaúchos do futebol de salão, da Escola Estadual São Roque de Carlos Barbosa, garantiram vitória na primeira partida, contra o Mato Grosso do Sul, mas perderam na segunda, quando enfrentaram os capixabas da Escola Emir Macedo. A equipe está em terceiro lugar no grupo e joga contra o Alagoas nesta quinta-feira.

Equipe feminina de futebol de salão, de São Leopoldo, enfrenta o Rio de Janeiro nesta quinta
Equipe feminina de futebol de salão, de São Leopoldo, enfrenta o Rio de Janeiro nesta quinta - Foto: Rômulo Fernandes

O handebol feminino gaúcho, também do Colégio Gusch de São Leopoldo, teve duas vitórias seguidas, contra as equipes do Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Líder do grupo, a partida desta quinta-feira será contra a equipe pernambucana.

A equipe gaúcha de handebol, da Escola Estadual XV de Novembro do município de São Gabriel, venceu a primeira partida na terça-feira, contra a equipe do Alagoas, mas perdeu a segunda na última quarta-feira, contra Rondônia. Apesar da derrota, o Rio Grande do Sul segue líder do grupo e enfrenta o Pernambuco nesta quinta-feira.

Handebol masculino gaúcho da escola XV de Novembro segue líder do grupo
Handebol masculino gaúcho da escola XV de Novembro segue líder do grupo - Foto: Rômulo Fernandes

O vôlei feminino, do Colégio Martin Luther do município de Estrela, segue invicto. Na terça, bateu a equipe do Pará e na quarta-feira venceu a equipe paulista do Colégio Campos Salles. Nesta quinta-feira as meninas enfrentam a equipe de Minas Gerais, com quem estão empatadas na liderança do grupo.

Os meninos do vôlei gaúcho, do Colégio Sinodal de São Leopoldo, perderam a primeira partida contra São Paulo, mas venceram a segunda contra o Maranhão por 2 sets a 0. A equipe segue em terceiro no grupo e enfrenta o Rio de Janeiro nesta quinta.

A equipe feminina, do Colégio Gusch de São Leopoldo, disputa o ouro com a delegação de São Paulo
A equipe feminina, do Colégio Gusch de São Leopoldo, disputa o ouro com a delegação de São Paulo - Foto: Rômulo Fernandes

A etapa de esportes coletivos dos Jogos Escolares da Juventude segue até este sábado (25), quando serão definidos os medalhistas.

Rio Grande do Sul soma 15 medalhas nos Jogos Escolares

A delegação gaúcha tem, até o momento, um total de 15 conquistas no pódio dos Jogos Escolares da Juventude – Brasília 2017. Na primeira etapa do evento, que começou com os esportes individuais no dia 17 de novembro e seguiu até o último domingo, dia 19, o Rio Grande do Sul teve um ouro com a conquista do judoca João Victor Silveira, na modalidade até 66 kg.

A prata brilhou quatro vezes para os gaúchos, com as conquistas dos atletas Nuciano Júnior (judô até 90 kg), Maria dos Reis (judô até 57 kg), Gabriela Varisco (atletismo 800m) e Amanda Amorim (natação 200m medley).

Já para o bronze os gaúchos subiram dez vezes ao pódio: Lucas Ramos (ciclismo), Larissa Meira (judô até 44kg), Maria Nunes (judô até 70kg), Nicole Rosa (judô +70kg), Bruno Rocha (judô +90kg), Antoniel Santos (duas medalhas - natação 100m e 50m borboleta), Matheus Seidel (natação 100m peito), Vinícius Molz (natação 1500m livres), além da medalha conquistada pelo judô na modalidade em equipe.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio e do Governo de Brasília. A delegação gaúcha tem apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel).

Secretaria da Cultura