Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Lançamento do 3º Fórum de Hospedagem e Alimentação marca os 75 anos do Sindha

Evento foi promovido no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre

Publicação:

Secretário Victor Hugo esteve presente na comemoração de 75 anos do Sindha
Secretário Victor Hugo esteve presente na comemoração de 75 anos do Sindha - Foto: Tânia Meinerz
Por Julian de Souza

O fortalecimento da área de turismo e hotelaria esteve entre os temas presentes no lançamento da terceira edição do Fórum de Hospedagem e Alimentação do Brasil, na noite desta terça-feira (21), no Salão de Eventos do Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre. O evento, promovido pelo Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), marcou a comemoração dos 75 anos da entidade. A solenidade contou com a presença do governador José Ivo Sartori e da primeira-dama Maria Helena Sartori.

Sartori destacou o reconhecimento das paisagens e as etnias oferecidas pelo nosso estado. "Promover o turismo é fortalecer um setor que contribui com a economia em diferentes esferas, gerando emprego, renda e desenvolvimento. O segmento impulsiona comunidades, ao divulgar as riquezas de cada canto do estado e país", falou.

O presidente do Sindha, Henry Starosta, lembrou o apoio recebido pelo governo do Estado e a secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. "Focamos na cidadania e na educação. Estamos visando construir cidades mais fortes e fortalecer nelas o turismo. Levar o nosso Rio Grande do Sul para a Europa", disse.

Segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o setor é responsável por 3,2% do PIB nacional. Só em 2016, o segmento empregou diretamente 2,5 milhões de pessoas, o equivalente a 2,8% do total de empregos no país. Em Porto Alegre, de acordo com dados levantados pelo Sindha, o número de empregos diretos é de 40 mil, entre os setores de hotelaria e gastronomia, segmentos que compõem o turismo.

Também marcaram presença, os secretários de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo; e da Segurança Pública, Cezar Schirmer; o senador Cristóvão Buarque; e os deputados estaduais Frederico Antunes, Gilmar Sossella e Marcel Van Hattem.

Secretaria da Cultura