Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

OSPA e Coro Sinfônico apresentam concerto gratuito no Santuário Santo Antônio do Pão dos Pobres

Evento marca a retomada da Série Igrejas, iniciativa que leva música clássica a diferentes templos religiosos da cidade

Publicação:

OSPA e Coro sob regência de Manfredo Schmiedt 01 10 2022   Crédito   Vinícius Angeli
OSPA e Coro Sinfônico sob regência de Manfredo Schmiedt - Foto: Vinícius Angeli
Por Ascom | OSPA Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), dá início, no próximo domingo (28), à tradicional Série Igrejas. Após uma pausa desde 2020, a iniciativa que leva música clássica a diferentes templos religiosos da cidade será retomada.

Para marcar esse momento especial, a Orquestra contará com a participação do Coro Sinfônico da OSPA, que realizará sua primeira apresentação em 2024, juntamente com os cantores convidados Santiago Vidal e Alfonso Mujica. O maestro Manfredo Schmiedt estará à frente da apresentação, intitulada Puccini 100, em homenagem ao centenário da morte do renomado compositor italiano Giacomo Puccini. O concerto acontecerá no Santuário Santo Antônio do Pão dos Pobres, às 18h, com entrada gratuita por ordem de chegada.

A abertura da apresentação será com a interpretação da "Abertura Leonora nº 3", de Ludwig van Beethoven (1770-1827). A Orquestra executará essa peça, que foi escrita como abertura para a única ópera de Beethoven, "Fidélio". Para o maestro Manfredo Schmiedt, essa abertura é uma das mais notáveis compostas por Beethoven, transmitindo suas crenças através da música, destacando a vitória da justiça sobre a tirania e do amor sobre a falta de humanidade.

Posteriormente, o Coro Sinfônico da OSPA se juntará à Orquestra para a apresentação principal do concerto: a "Missa de Glória, SC 6", de Giacomo Puccini (1858-1924). Segundo Schmiedt, essa será a primeira vez que a obra será apresentada em Porto Alegre. Com aproximadamente 80 integrantes, o Coro Sinfônico da OSPA vem ensaiando a "Missa de Glória, SC 6" desde o início do ano, contando também com a participação dos cantores solistas convidados: o barítono uruguaio Alfonso Mujica e o tenor argentino Santiago Vidal.

Com estreia em 1880, quando Puccini tinha apenas 18 anos, a "Missa de Glória, SC 6" demonstra a genialidade precoce do compositor, que mais tarde se tornaria famoso por suas óperas. Apesar do sucesso inicial, Puccini não a apresentou novamente em vida, afastando-se da música sacra. Resgatada em 1951 pelo padre Dante del Fiorentino, a Missa tornou-se parte do repertório coral em todo o mundo. Schmiedt destaca que a obra é marcada pelo estilo direto e operístico de Puccini, influenciado por Verdi. "É uma composição notável para um jovem de 18 anos, repleta de cor, vitalidade e surpresas musicais, como as mudanças repentinas de tom", comenta o maestro Manfredo Schmiedt. 

   Coro Sinfônico da OSPA   crédito Vinícius Angeli
Coro Sinfônico da OSPA - Foto: Vinícius Angeli

Manfredo Schmiedt (regente) 

Manfredo Schmiedt é regente do Coro Sinfônico da OSPA desde 1992, com ampla experiência coral e orquestral em todo o mundo. Possui mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia e graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) de 2002 a 2020. Como convidado, atuou em importantes orquestras, como a Filarmônica de Mendoza, Orquestra Sinfônica da University of British Columbia, Filarmônica de Belgrado, Sinfônica do Noroeste da Flórida e Petrobras Sinfônica. 

Alfonso Mujica (solista – barítono) 

Alfonso Mujica, barítono uruguaio, é conhecido por seus trabalhos em ópera, zarzuela, oratório e lied. Já se apresentou em diversas cidades do Brasil, Argentina, Itália, Espanha e Geórgia. Essa é sua quarta vez como convidado da OSPA, tendo interpretado obras de compositores renomados, como Puccini, Debussy, Mahler e Brahms, sob regência de Manfredo Schmiedt e outros maestros. 

Santiago Vidal (solista – tenor)  

Santiago Vidal, tenor jovem e promissor, é uma das vozes mais interessantes da América Latina. Com apresentações marcantes em importantes teatros, como o Teatro Colón e a Ópera de Oviedo, já interpretou papéis como Ismael em "Nabucco" e Pinkerton em "Madama Butterfly". Em 2023, participou de diversas produções líricas na América Latina, demonstrando seu talento e versatilidade. Em 2024, retorna a Sevilha para mais uma apresentação de destaque. 

Serviço

Concerto da Série Igrejas - Puccini 100

Data: 28/04
Início do concerto: 18h
Local: Santuário Santo Antônio do Pão dos Pobres (Rua da República, 838, Porto Alegre, RS)

*Entrada franca 

Secretaria da Cultura