Sedac abre inscrições de atividades para o Dia do Patrimônio 2024

Em sua sexta edição, evento propõe a realização de ações que busquem valorizar patrimônio cultural no RS

Dia do Patrimônio
Casa de Cultura Mario Quintana participa do Dia do Patrimônio desde a primeira edilção - Foto: Sara Goldschmidt | Ascom Sedac
Por Carlos Hammes | Ascom Sedac

A partir desta segunda-feira (18), a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) recebe  inscrições de atividades que farão parte da programação do Dia do Patrimônio no Rio Grande do Sul. Realizada em parceria entre Estado, municípios e instituições culturais, a data é comemorada durante todo o mês de agosto, com destaque para a programação do terceiro final de semana, entre os dias 16 e 18. As propostas podem ser cadastradas por meio do formulário eletrônico, disponível no link até o dia primeiro de agosto.

Além de valorizar o patrimônio do RS, as ações inscritas devem estimular os vínculos de pertencimento dos cidadãos e cidadãs do Estado, sensibilizar e incentivar a troca de experiências culturais entre moradores locais e visitantes. Para auxiliar os proponentes na elaboração das ações, a Sedac editou uma cartilha com dicas e sugestões. O material digital está disponível no link.

Podem inscrever atividades gestores municipais de cultura, instituições e produtores culturais, entidades representativas e associativas ou pesquisadores. "O Dia Estadual do Patrimônio, desde sua primeira edição, em 2019, demonstrou sua eficácia em estabelecer a festividade como um marco nos calendários municipais. Em 2023, ocorreram ações de valorização de nosso patrimônio cultural em 118 municípios do Estado”, lembra o diretor do Iphae, Carlos Renato Savoldi.

Programação oferece surpresa aos visitantes

Em Porto Alegre, a Sedac abre a programação do Dia do Patrimônio com um cortejo por espaços culturais no Centro Histórico de Porto Alegre. A atividade está prevista para o final da tarde da sexta-feira, 16 de agosto. Com início no Teatro de Arena, na escadaria do viaduto Otávio Rocha, o roteiro com aproximadamente dois quilômetros finaliza na Casa de Cultura Mario Quintana, na Rua dos Andradas.

Segundo a Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, as atividades que vão integrar a programação mostram a diversidade e a riqueza. Para ela, é uma oportunidade de integração e valorização do legado cultural gaúcho. "É mais do que uma simples data no calendário; é um convite ao engajamento cívico com nossa herança cultural. É uma ocasião para celebrar e reconhecer a importância do nosso patrimônio, por isso convidamos toda a sociedade a participar, a se sentir parte ativa dessa comemoração", afirmou.

Repetindo a ação de 2023, os visitantes das instituições vinculadas à Secretaria da Cultura receberão um passaporte, onde serão registradas todas as visitas. Ao fim da ação, no domingo (18), aqueles que acumularem um número específico de registros - a ser definido - terá direito a brindes.

Encerrando a programação do terceiro fim de semana de agosto, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre homenageia o patrimônio cultural em um concerto especial na Casa da Ospa, com regência do maestro Evandro Matté e participação do Solista Guadalupe Paz. A apresentação acontece no domingo.

Sobre o Dia do Patrimônio

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Sedac, por meio do Iphae, do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Sistema Estadual de Museus (SEM). Reúne diversos municípios e instituições na realização de atividades voltadas ao patrimônio do Rio Grande do Sul.

No Estado, as comemorações alusivas ao Dia do Patrimônio começaram em 2019, com o lançamento oficial do Dia Estadual do Patrimônio Cultural em abril daquele ano. O ápice da programação especial das instituições em torno da data acontece sempre no terceiro fim de semana de agosto, em referência ao Dia Nacional do Patrimônio, celebrado no dia 17 daquele mês.