Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac reforça chamamento para inscrições de atividades alusivas ao Dia do Patrimônio 2024

Programação especial acontece em agosto e busca estimular o vínculo de pertencimento da população com o Estado

Publicação:

Podem inscrever ações gestores municipais, instituições e produtores culturais, entidades ou pesquisadores
Podem inscrever ações gestores municipais, instituições e produtores culturais, entidades ou pesquisadores
Por Douglas Carvalho | Ascom Sedac

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) segue recebendo inscrições de atividades que integrarão a programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A data é celebrada durante o mês de agosto, com destaque para a programação do terceiro fim de semana, entre os dias 16 e 18 daquele mês. O recebimento de propostas, iniciado em 18 de março, está aberto até o dia 1º de agosto. O cadastramento deve ser feito por meio de formulário eletrônico

As ações inscritas devem valorizar o patrimônio do Rio Grande do Sul, além de estimular os vínculos de pertencimento da população com o Estado e a troca de experiências culturais entre moradores locais e visitantes. A Sedac elaborou uma cartilha digital para auxiliar o proponente na elaboração das ações. Podem inscrever atividades gestores municipais de cultura, instituições e produtores culturais, entidades representativas e associativas ou pesquisadores.

Histórico

Reunindo diversos municípios e instituições na realização de atividades voltadas ao patrimônio do Rio Grande do Sul, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Sedac, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Sistema Estadual de Museus (SEM). O ápice da programação especial em torno da data acontece sempre no terceiro fim de semana de agosto, em referência ao Dia Nacional do Patrimônio, celebrado no dia 17 daquele mês.

No Estado, as comemorações começaram em 2019, com o lançamento oficial do Dia Estadual do Patrimônio Cultural em abril daquele ano, por meio do Decreto 54.608/2019. A primeira edição aconteceu em 17 e 18 de agosto de 2019, com programações em 60 municípios. Nesse mesmo ano, foi apresentado o edital "Educação Patrimonial", que destinou R$ 1,5 milhão do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) aos projetos selecionados. 

No ano seguinte, entre 15 e 16 de agosto de 2020, o evento adotou o tema "Narrativas abrangentes: memórias e identidades", realizando atividades em 58 municípios, as quais ocorreram exclusivamente em formato virtual, devido à pandemia de Covid-19. A terceira edição, em 14 e 15 de agosto de 2021, abordou o tema "Educação Patrimonial". Com a participação de 79 municípios, foram implementadas atividades presenciais limitadas, respeitando as exigências sanitárias.

Em 2022, a celebração ocorreu nos dias 20 e 21 de agosto, envolvendo 69 municípios. Esse ano foi marcado pela inauguração das atividades da Câmara Temática do Patrimônio Cultural Imaterial (CTPCI), que tem a competência de examinar, apreciar e emitir parecer técnico sobre questões relacionadas ao registro de bens imateriais. O ano de 2023, por sua vez, registrou um aumento expressivo no engajamento, com 119 municípios e cerca de 375 atividades. 

Saiba mais na página especial do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, no site da Sedac.

Secretaria da Cultura