Vida e obra de Carolina de Jesus é tema de palestra na BPE

Evento faz parte da programação do Clube de Leitura, dentro da Semana da Consciência Negra

Jéferson Tenório é mestre em Literaturas Luso-Africanas e o palestrante sobre a obra de Carolina de Jesus - Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (24), a partir das 18h, o Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE) recebe Jéferson Tenório, mestre em Literaturas Luso-Africanas pela Ufrgs e palestrante do evento Vida e Obra de Carolina Maria de Jesus. As inscrições são gratuitas pelo e-mail bpe-rs@sedactel.rs.gov.br.

A palestra busca, através de uma abordagem literária, levantar aspectos da obra da escritora Carolina Maria de Jesus e da sua relação com a história da literatura no Brasil. Autora de Quarto de Despejo - Diário de uma Favelada (1960), sua publicação passou a figurar na lista de leituras obrigatórias dos próximos vestibulares da Ufrgs e da Unicamp. No livro, ela relata o duro cotidiano através do dia a dia de uma catadora de lixo.

Carolina Maria de Jesus nasceu em 1914, em Sacramento/MG, mudando-se para São Paulo em 1947, quando surgiram as primeiras favelas na cidade. Desde jovem se interessava por leitura e no diário descreveu suas vivências nas comunidades pobres da cidade, especialmente na favela do Canindé, de 1955 a 1960, onde morava com seus três filhos. Considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil, na narrativa, traduzida para mais de 13 idiomas, descreve a dor, o sofrimento, a fome e as angústias dos favelados.

Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977, e é radicado em Porto Alegre, onde leciona em escolas. Mestre em Literaturas Luso-Africanas pela Ufrgs, foi premiado no concurso Paulo Leminski (2009), com o conto Cavalos Não Choram e no Concurso Palco Habitasul, com o conto A Beleza e a Tristeza, adaptado para o teatro em 2007 e 2008. É autor do romance O Beijo na Parede, vencedor do Prêmio Associação Gaúcha de Escritores (Ages) e eleito o livro do ano de 2013. Tem textos traduzidos para o inglês e espanhol.

Serviço - Clube de Leitura BPE: Vida e Obra de Carolina Maria de Jesus
Dia: 24 de novembro de 2017 (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Biblioteca Pública do Estado - Rua Riachuelo, nº 1190 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS