Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Formulário de adesão

O preenchimento do formulário de adesão ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural é um passo estratégico para a organização e a efetiva realização do evento. Ele contribui para a construção de um programa oficial unificado e claro, o que facilita ao público informar-se sobre as atividades programadas em sua cidade. Isso permite que as pessoas planejem sua participação nas diferentes atividades, seguindo um cronograma didático. Além disso, a coleta de dados de qualidade sobre as atividades realizadas em todo o Estado oferece uma perspectiva abrangente sobre as ações de valorização do patrimônio. Essas informações são cruciais para o desenvolvimento de políticas públicas e a geração novas perspectivas sobre a diversidade de referências culturais em nosso Estado, apoiando assim a promoção e preservação de nossos patrimônios culturais. 

Municípios, instituições, grupos governamentais e não governamentais, gestores e produtores culturais são convidados a contribuir com o evento, enviando suas agendas para o Dia do Patrimônio. Caso não saiba por onde começar, as sugestões de atividades estão no menu ao lado ou na cartilha.

O proponente que já participou de outras edições do Dia Estadual do Patrimônio Cultural perceberá que o formulário de inscrição está diferente este ano. Desenvolvemos um formulário mais abrangente, que possibilita ao organizador registrar diversas atividades em uma única sessão de preenchimento. Esse novo formato visa facilitar o processo, eliminando a necessidade de inserir dados redundantes, aprimoramento que promove uma melhor organização e clareza na elaboração de um cronograma. 

Preparamos um manual para assegurar que o formulário esteja compreensível para todos proponentes. Você pode acessar o manual no link abaixo.

Antes de iniciar o preenchimento, recomendamos que o proponente já tenha reunido todas as informações necessárias para realizar o cadastro. Isso inclui:

- dados de contato do organizador;

- lista de instituições e parceiros envolvidos;

- datas e horários específicos das atividades;

- localização das atividades com endereço e CEP;

- título das atividades;

- uma breve descrição das atividades, destacando o que será feito, o público-alvo e o objetivo.

Caso surjam dúvidas durante o processo de execução do cadastro ou problemas técnicos com o formulário, encorajamos o contato através do e-mail diaestadualdopatrimonio@sedac.rs.gov.br ou pelo WhatsApp no número (51) 98409-1001.

Clique aqui para acessar o Manual de Preenchimento do Formulário

Clique aqui para acessar o Formulário de Adesão 2024

Secretaria da Cultura