Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Ação educativa

Ao longo da história do Mars, inúmeras ações educativas foram realizadas. No decorrer dos anos 1990 ocorreu o projeto “Museu numa caixa de sapato”, em parceria com o Madson Children Museum. Nos anos 2000, o Mars elaborou uma série de projetos voltados ao tema dos direitos sociais articulados aos reconhecimentos de patrimônios culturais, como o projeto Caleidoscópio, realizado em parceria com a Unisinos. Este objetivava a formar um banco de referências culturais indígenas, tendo como metas a produção de pesquisas e valorização de registros patrimoniais, como gravações de CDs de cantos Kaingang e M’byá Guarani. Já na segunda década dos anos 2000, foi desenvolvido o Projeto Educativo Kits Pedagógicos “Povos Indígenas”, elaborado pela técnica e historiadora Estela Galmarino. Orientando-se pela oportunidade da implementação da Lei Nº 11645/08 – que instituiu a obrigatoriedade do estudo da História e das Culturas Indígenas no currículo oficial de ensino -, foram elaborados kits pedagógicos que incluíam materiais indígenas, os quais eram disponibilizados para empréstimo às escolas, após um estágio de formação prévia de gestores e educadores (palestras/oficinas ministradas por convidados indígenas e pela equipe do Museu). Os conteúdos desses kits foram pensados e concebidos dialogicamente com as lideranças indígenas que interagiam com o Mars. Entre 2013 e 2014, algumas destas formações integraram a programação do “Café Antropológico”, projeto do Mars que ocorria uma vez por mês.

Atualmente, o projeto pedagógico do Museu amplia o escopo da lei 11.645/2008, inserindo a cultura negra do RS.  Está em elaboração a versão digital dos materiais, para ampliar o alcance nas escolas e aos demais interessados nas culturas dos povos originários do Estado e nas culturas negras pós-contato.

Cabe também citar seminários de porte nacional e internacional que marcaram alguns momentos da trajetória do Museu, como o evento “A  Antropoética de Lévi-Strauss - 90 anos”, celebrativo do paradigmático antropólogo, bem como as edições anuais e continuadas do Seminário “Povos Indígenas e o Estado”, de importância para a reflexão de políticas públicas para povos indígenas, suas perspectivas e dilemas. Todas as iniciativas como atividades de conferências, palestras e mesas redondas contaram com especialistas renomados no plano nacional  e internacional.

O Mars oferece visitas mediadas às exposições que organiza mediante agendamento de grupos, além de escolas e universidades, públicas ou privadas.

Secretaria da Cultura