Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Acervo

O acervo do Mars é constituído por documentos e objetos resultado de pesquisas etnográficas e arqueológicas, incluindo fotografias e entrevistas, além de documentação e bibliografia de apoio sobre temas da antropologia. São cerca de 1.900 itens etnográficos e mais de 22.000 fragmentos e objetos de procedência arqueológica, principalmente do período pré-colonial, além de uma biblioteca especializada.

Em 2017, o Mars recebeu o Acervo de Pesquisa Folclórica da então extinta Fundação do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), formado por textos, gravações em fita VHS e K7 que embasaram as pesquisas do Instituto, além de acervo tridimensional formado por indumentária e réplicas. Merecem destaque as 2.297 monografias de conclusão do Curso de Especialização em Folclore da Faculdade de Música Palestrina (1980-1987) que formam um rico registro do patrimônio imaterial do estado.

Pesquisas presenciais no acervo do Mars devem ser agendadas mediante envio de e-mail ao Museu, informando quais materiais são de interesse do pesquisador.

Agendamento: museuantropologico@gmail.com

Secretaria da Cultura